Substituir o sal é mais saudável!

Substituir o  sal é mais saudável!

  Achei o tema “substituir o sal é mais saudável” super interessante, além de melhorar a alimentação,  é uma dica que atende a necessidade de muitos leitores que sofrem com a Hipertensão ( pressão alta) e vai ajudar a sair da mesmice. Como já sabem, fui em busca da informação mais adequada a compartilhar com vocês. E descobri tantas utilidades para os temperinhos que cresci vendo nas hortinhas da família.

  As informações são da  Nutricionista Maíra Malta, da Unesp 

O sal é um dos vilões mais temidos da atualidade, mas também é o menos combatido. Isso porque desde sempre nós nos acostumamos a comer tudo com uma bela pitada de sal. E se fosse só essa pitada, tudo bem! Mas, o que torna o sal um grande vilão é que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, podendo causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins.
Porém, manter o sal longe do prato ou pelo menos diminuir as quantidades dele nas receitas pode ser mais fácil do que você imagina. A substituição do mineral por outros temperos naturais dá novo gostinho às preparações e ainda por cima promove uma onda de boa saúde. “Os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados”, explica a nutricionista Maíra Malta, da Unesp.

Temperos, ervas e condimentos
Temperos, ervas e condimentos

Alho e Cebola

Os acompanhamentos básicos de quase todos os nossos pratos fazem muito bem a nossa saúde. “O alho, por exemplo, contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose”, diz a especialista. A duplinha também ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.

Sálvia

Esta erva é usada como condimento e como planta medicinal por sua ação anti-inflamatória e por ser estimulante da digestão. “A sálvia é indicada nos casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite. Fica ótima com massas e aves”, diz Maíra Malta. A sálvia pode ser usada tanto em pó como as folhas inteiras.

Manjericão

A erva já é amiga da cozinha há muito tempo. Você provavelmente já a usou diversas vezes e seu gostinho inconfundível é o toque que falta em molhos vermelhos, tortas, saladas ou no clássico molho pesto. “O manjericão, além de muito gostoso, é amigo do sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal.”

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Alecrim

A planta confere um gostinho leve e especial quando usada na preparação de carnes vermelhas ou peixes. No arroz e em sopas é uma boa pedida também, perfumando o prato e a cozinha. “O alecrim faz bem porque combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata.”

Pimenta

Não é só na Bahia que este condimento é popular. Há quem ame e quem não viva sem. Mas, o importante é saber que a pimenta é muito mais do que um sabor afrodisíaco. O sabor ardido é por causa da capsaicina, substância antioxidante de ação curativa. “Além de prevenir alguns tipos de câncer e de reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, a pimenta também acelera o metabolismo e, por isso, auxilia no emagrecimento.”

Coentro

Tantos as folhas como as sementes do coentro são ricas em ferro e vitamina C, alivia indigestão e tem poder calmante.

A salsinha também já é famosa conhecida de quem cozinha. Seja ela desidratada ou em folhas frescas, confere aos pratos um sabor leve e agradável, além é claro, de também ser uma aliada do nosso organismo, pois, como ensina a nutricionista, a salsa combate doenças do coração e dos rins.

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Pimentas

Hortelã e menta

Estas duas plantinhas são na verdade parte de um mesmo gênero, a Mentha. Os sabores são muito parecidos e, por isso, ambos caem muito bem como complemento de peixes, carnes e molhos. Além de refrescantes, a nutricionista Maíra Malta nos ensina que essas plantinhas são ótimas para a digestão e proporcionam alívio para crises de bronquite, cólica estomacal e intestinal, dores, gripes e tosses. Com o tempo seco, o temperinho cai muito bem.

Louro

Caldinhos de feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ficam com um sabor todo especial quando acrescentamos duas ou três folhinhas de louro. “Além de perfumar, os chás das folhas de louro proporcionam alívio contra gases”, ensina a nutricionista.

Orégano

Não é só na pizza que o orégano é bem-vindo. Muitas pessoas evitam o tempero por considerá-lo forte demais, por isso, o segredo é colocar apenas uma pitadinha, combinada outros ingredientes. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato.

Condimentos adicionam mais cor e sabor aos pratos.
Condimentos adicionam mais cor e sabor aos pratos.

Açafrão

Está faltando uma corzinha no seu prato? Invista no açafrão. Além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido, com tom amarelado. Muito usado na culinária Mediterrânea, o condimento tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatória que melhoram a digestão.

Gengibre

Bom e velho conhecido dos japoneses, o gengibre com seu sabor picante e adocicado, pode ser usado tanto em doces como salgados, além de ser bom acompanhamento para sucos e sopas. “O gengibre tem propriedades que combatem a dor de cabeça, o enjoo e as náuseas. Por ser também um alimento termogênico, o gengibre aumenta a temperatura do corpo, obrigando o organismo a gastar mais energia”

Reita para subistituir os Sal

  • 1 colher de sopa de orégano
  • 1 colher de sopa de manjericão
  • 1 colher de sopa de raspa de limão
  • Bata no liquidificador e pronto, menos sódio e mais saúde.

  Essa matéria me lembrou das hortas cheias de temperos, ervas, condimentos e verduras, quando menina tudo que precisava encontrava na horta, lá tinha um pouquinho de tudo. Era nos cultivos da vovó encontrávamos, desde uma erva pra melhor um mal estar, há temperos de sabores inigualáveis como o manjericão e alecrim por exemplo.

  Espero que tenham gostado! E que assim como eu, tenham lembrado das hortinhas hoje menos comuns que antigamente, beijos em todos que passarem por aqui.

 

Madame Verazani 

 

5 Comment

  1. Márcia says: Responder

    Matéria incrível e super útil. Parabéns!!!

    1. Oi, Márcia. obrigada flor pelo carinho e visita. Volte sempre. bjossss

  2. Alexandra says: Responder

    Ameiii!!! Sempre contribuindo para nossa boa alimentação… Vc é sensacional Madame!!! Sucesso sempre!!! Bjs

    1. Alexandra, você sempre gentil e incentivadora. Quão grata sou por ter sua amizade. bjoss minha linda

  3. karla porfirio says: Responder

    Adorei a matéria, a substituição é sempre uma ótima pedida para melhorar ainda mais nossa saúde. Parabéns!

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