Mix de oleaginosas e seus benefícios.

Olá meus amores!

O ano começou com um turbilhão de acontecimentos: é Madame Crossfiteira 2017 rss ( apaixonada pelo esporte, graças a Coach Nayara Ribeiro Giacomine do Box G2 Centro de Treinamento de Ubá), parceria com academia nova, novos anunciantes e parceiros, em fim tudo encaminhado já podemos  volta a normalidade de posts e trabalhos. rs

Nosso assunto de hoje é: Mix de oleaginosas é super tendência no mundo fitness!

À medida em que a ciência comprova que alguns tipos de gordura são melhores do que outras e que os ácidos graxos insaturados trazem uma série de benefícios ao organismo, as oleaginosas vão ganhando mais espaço na dieta brasileira. Já não é só, nas ceias de fim de ano que vamos encontrar castanhas, amêndoas…

NUTS como e popularmente conhecido o (mix de oleaginosas) fácil de transportar, gostoso, traz saciedade, pode ser consumido puro, em saladas, com iogurte natural, saladas de frutas, com smoothie e muito mais.

 

  Oleaginosas ou  NUTS caem muito bem nos lanchinhos da manhã e da tarde, entre as refeições principais.

Toda mulher que sonha em fazer as pazes com a balança deve incluir oleaginosas no cardápio diário.   Ricas em gorduras poli-insaturadas, as tais “gorduras boas”, elas ajudam a manter o colesterol sob controle e o coração saudável. “Castanhas também têm fibras que promovem a sensação de saciedade e facilitam a digestão”, afirma Eline de Almeida Soriano, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran-AL). Fonte corpoacorpo.uol

 

  O que são?

Embora o termo faça referência aos vegetais dos quais é possível extrair óleo, habitualmente nós costumamos chamar de oleaginosas as frutas compostas por uma casca rígida e uma semente quase sempre comestível.

Portanto, embora vegetais como a soja e o milho sejam fontes de gordura, nós vamos falar aqui das sementes com alto teor de lipídios consumidas in natura, como as nozes, castanhas, pistache, castanha-do-Pará, avelã, castanha de caju e amêndoa.

Graças ao seu alto teor de gordura, as oleaginosas foram durante muito tempo uma das principais fontes de energia para o homem. Recentemente, arqueólogos encontram em Israel evidência do consumo de oleaginosas por nossos ancestrais 780 mil anos atrás!  fonte Boa forma

Benefícios de cada Oleaginosa 

  Corpo blindado com amêndoa

Seu ponto forte é a fartura de zinco, mineral que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e mantém seu organismo livre de doenças. Também tem um alto poder antioxidante graças à presença de cobre e manganês.

  Castanha-do-pará anti-idade

Brasileiríssima, ela protege os neurônios, melhora o funcionamento da tireoide e combate o envelhecimento precoce. “Esses benefícios são obtidos graças ao selênio. Consuma com moderação para evitar o risco de diabetes tipo 2”, diz Tarcila de Campos, nutricionista da Associação Diabetes Brasil (ADJ)

  Amendoim para turbinar o cérebro

Essa oleaginosa tem ácido fólico em abundância. Resultado? A mente sempre afiadíssima e funcionando a mil – sim, todos elogiarão sua boa memória! O nutriente também é essencial para grávidas, uma vez que tem papel importante na formação do sistema nervoso do feto.

  Mais ânimo com castanha de caju

Ela é rica em ferro, mineral que reduz a sensação de cansaço e aumenta a capacidade de concentração, e em ácido anacárdico, que combate bactérias causadoras de cáries. “Essa castanha também conta com a dupla riboflavina e tiamina, que melhora a visão, a saúde da pele e os sintomas da TPM”, destaca Daniela Jobst, especialista em Nutrição Clínica Funcional (SP).

  Nozes para um coração forte

Com essa castanha, você manterá as taxas de colesterol ruim lá embaixo e se protegerá dos problemas cardíacos. Como se não bastasse, ela contém ácido elágico, inibidor das células cancerígenas.

  Avelã para dar força ao esqueleto

“A vedete da avelã é o cálcio. Ele fortalece os ossos e ainda melhora a saúde dos dentes”, ressalta Mariana Del Bosco, nutricionista da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso-SP). Ela também é repleta de ômegas 3 e 9, gorduras com ação anti-inflamatória.

Aqui na minha cidade (Ubá-MG) ainda não encontrei o mix de oleaginosas pronto, então compro tudo separadinho e faço o meu em casa, quem acompanha minhas redes sociais (link no site) Facebook e Instagram já viram posts da minha rotina com meu mix dessas delicias. Receitinha para que vocês também possam desfrutar dos tantos benefícios das oleaginosas.

 

Tabela esta no Blog da Mimis com as calorias de cada oleaginosa.

Por hoje é só!

Espero que tenham gostado, deixem comentários com a opinião e ou sugestão.

Obrigada pela visita! Beijos meus amores.

 

  Madame Verazani

 

 

 

 

 

2 Comment

  1. Fábio cardoso says: Responder

    Boa tarde

    Gostei de todas as suas dicas parabéns, sucesso garantido com seu trabalho excelente sugestões principalmente para quem gosta de levar a vida saudável..

    1. Oi Fabio. Obrigada pela visita e carinho.
      Seja bem vindo! bjosss

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