Horta para apartamentos e quintal!

Horta no apartamento ou quintal.

Olá meus amores! Tudo bem com vocês?

Imagina que legal, ter uma horta no apartamento ou quintal!

Sou adepta de vida saudável! Se tem uma coisa que define bem aos adeptos é o gosto por verduras, frutas, legumes e vegetais…

Horta em apartamento ou no quintal.

Como moro no interior, tenho o privilégio de poder consumir muito do que se planta no sitio da família, e mesmo assim tenho em casa uma hortinha na sacada, onde planto alguns temperos. Mas sei bem que essa doce realidade não abrange toda a população, principalmente nos grandes centros. Então resolvi contribuir com algumas boas opções para que você também possa consumir do que se cultiva!

Mas Madame, eu moro em apartamento! (rsssss) Calma, calma tem dicas e idéias para todos os espaços, até os mais minúsculos. ok

Passo a passo para o plantio.

  1. Material mínimo necessário: pá de jardinagem , tesoura para poda, regador, vaso e terra com substrato para plantio.
  2. Use substrato para plantio ao invés de terra comum. Já vem com a quantidade certa de terra, areia e material orgânico que deixaram suas plantinhas mais fortes e saudáveis!
  3.  Se o vaso não tiver furo, faça com um prego ou furadeira. Você até pode misturar em alguns vasos algumas espécies, mas com cautela, pois espécies como o hortelã, por exemplo, atrapalham o desenvolvimento das outras plantas.
  4. Para começar: a primeira camada do vaso deve ser de cacos de telha ou brita. Esta camada pode ficar com 5 cm de altura, e tem a função de permitir o escoamento da água e impedir que a terra entupa o buraco inferior do vaso
  5. Coloque a terra preparada ou o substrato. O solo não pode ficar muito muito compactado.
  6. Preparação da muda: a muda virá em um plástico com terra. Jogue o plástico fora mas preserve a terra. Só é necessário cortar o excesso de raiz.
  7. Faça um buraco na terra do vaso e encaixe a muda.
  8. Logo após o plantio, é comum que as mudas murchem um pouco, pois sofrem com o processo de transposição. Basta regá-las bem e aguardar alguns dias até que estejam fortes novamente.
  9. Regue diariamente (no verão) ou em dias alternados (inverno ou tempos úmidos).
  10. Faça podas semanais, retirando os galhos secos e sem vida.
  11. Adube a horta 1 vez por mês com adubos orgânicos, como esterco, humos de minhoca.
  12. Não esqueça sua horta necessita de sol aproximadamente 3 horas diárias serão o suficiente.
  13. Não regue quando estiverem expostas ao sol quente. Escolha horários mais frescos.

Horta em apartamento ou no quintal.

Caso deseje fazer esta horta vertical ou seja pendurada na parede. Uma opção são braçadeiras de alumínio com bucha, facilmente encontradas em casa de materiais de construção.

Horta em apartamento ou no quintal.

Não tenho espaço! Isso não é desculpa, soleiras das janelas, cantinho da pia, com um pouco de cuidado e capricho é possível ter uma mini horta.

Horta em apartamento ou no quintal.

Nessa cobertura, caixotes de madeira viram canteiros muito charmosos.

Horta em apartamento ou no quintal.

Gotejamento: è uma técnica fácil e pratica, muito utilizada para pessoas que viajam e não tem a quem pedir para cuidar da horta.

Consiste em uma garrafa pet, cheia de água com furos na tampa, a garrafa fica com a bora enterrada no vaso, e na medida que a planta vai sugando na medida que necessitada da água.

 

Horta em apartamento ou no quintal.

Espero ter inspirado a vocês a cultivarem horta ou até mesmo pequenos jardins.

Beijos meus amores.

Madame Verazani

Deixe uma resposta