Aveia e seus benefícios

Aveia e seus benefícios

Oi oi, voltamos a nossa rotina de posts, após alguns dias viajando e reorganizando a vida pós viagem é hora de retomar minha rotina.

Espero que todos estejam bem por ai! Nossa matéria de hoje são os benefícios da Aveia, esse cereal milenar.

Quem nunca comeu mingau de aveia da Vovó? Vem comigo que vou contar os segredos e surpresas dessa delícia.

Aveia em flocos.
Aveia em flocos.

Os Benefícios já Comprovados

Rica em fibras, a aveia é um item obrigatório de quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue sob controle. Isso mesmo, o cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormônio que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina.

Não é a toa que o cereal já é um forte aliado para quem sofre de Diabetes tipo 2, uma vez que suas fibras diminuem os picos de glicemia. Como ela prolonga o efeito de saciedade, o organismo entende que não mais precisa liberar glicose, o que ocorreria caso a pessoa ainda não se sentisse plenamente saciada, ou seja, com fome.

O excesso de insulina também favorece à criação de depósitos de gordura corporal. Uma porção de mamão ou banana salpicada de aveia pela manhã vai impedir que a fome chegue rápido e, o principal, que o indivíduo se exceda no almoço.

Mas os benefícios da aveia vão além de frear a obesidade e a Diabetes. As poderosas Betaglucanas contidas nela proporcionam um extraordinário papel em nosso sistema imune.

Pesquisadores constataram que esse tipo de fibra intensifica a ação das forças imunológicas, diminuindo a chance de sucesso das infecções.

Elas ainda modulam as células de defesa que estão envolvidas nos processos inflamatórios. Isso quer dizer que esse nutriente ajuda a impedir inflamações recorrentes – cenário ideal para o desenvolvimento de diversas doenças.

No cereal também encontramos vitaminas e minerais antioxidantes, ou seja, capazes de eliminar os radicais livres que danificam nossas células.

aveia

Apresentação do Cereal para o Consumo

Conheça a 3 principais versões para consumo e as características de cada uma.

  • Flocos: Trata-se do grão prensado integralmente – um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. A versão de flocos finos – quando eles são submetidos à moagem – é tradicionalmente usada no preparo de sopas, mingaus e tortas.
  • Farelo: Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, conta com a maior concentração de fibras Betaglucanas – são 9 gramas para cada 100 do farelo. Pode ser salpicado sobre um prato já pronto, sucos, ou ser misturado à massa de pães, bolos, biscoitos e outros.
  • Farinha: Costuma ser obtida da parte interna do grão e, assim, perde na porção de fibras para o farelo e o floco. É empregada principalmente nas receitas de pães, panquecas e bolos, e devido aos seus nutrientes, torna-se uma alternativa mais saudável à farinha de trigo, apesar do alto teor de Glúten de ambos.
  • bolo aveia

Mas, Afinal de contas, o Que a Aveia Tem?

Conheça os ingredientes que tornam esse cereal tão importante e nutritivo.

  • Fibras: A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.
  • Vitaminas: Ela é reduto de vitaminas do complexo B – Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1) -, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estrago às células causados pelos radicais livres.
  • Minerais: Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colônias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo.
    Outros: Selênio, Ferro, Magnésio, Fórforo e Cobre.
  • Proteínas: É um dos grãos com maior valor protéico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo. Nesse ponto, deixa concorrentes como o trigo a anos luz de distância.

E Ainda tem mais…

Os benefícios da aveia parecem não ter fim. Ela ainda é uma forte aliada na prevenção de tumores. Esse potencial vem justamente das heroicas fibras, que atuam na linha de frente na defesa do intestino. “Elas são importantes para eliminar compostos cancerígenos formados pelo nosso próprio organismo durante o processo de digestão das gorduras. Por se ligarem a essas substâncias, conseguem anular seus efeitos.”, justificam os especialistas.

Possíveis efeitos colaterais são mínimos…

Como o farelo da aveia causa saciedade, para os gulosos pode ser um tiro no pé.

Pode aumentar o volume da evacuação e provocar gases intestinais.

Casos raros de Dermatite de Contato (Coceira na pele em contato com o farelo) foram relatados em pessoas mais sensíveis.

AVISO: Os Celíacos deverão evitar o consumo pois o grão contém Glúten. Também já existe a variedade sem Glúten, basta procurar um pouco mais nas casas especializadas em produtos naturais.

Como o nutriente dá volume ao bolo fecal, o que facilita sua expulsão, ficam pouco tempo em contato com o órgão, o que reduz a chance de causarem lesões.

Mas isso não é tudo. Os cientistas já sabem da sua ação anticâncer, graças aos efeitos daBetaglucana. Experimentos realizados em vários países, Brasil inclusive, comprovam sua ação protetora do nosso material genético.

Age como um protetor do DNA. Isso diminui o risco de um gene sofrer mutação e, modificado, lançar suas sementes para a germinação de tumores.

Conclusão: O que você está esperando para adicionar imediatamente em sua dieta regular a ingestão de aveia?

Mas, aqui vale uma ressalva. E apenas lembrando aquilo que já foi dito anteriormente, A Aveia contém Glúten, desse modo, alérgicos ou intolerantes a esse tipo de agregado nutricional, deverão evitar o consumo do grão, ou procurar pela variedade sem Glúten( Fonte: Mundo simples)

 Espero que tenham gostado da nossa matéria, amanhã posto sobre os benefícios da aveia voltados para a estética.

Obrigada pela visita, se quiser deixar seu comentário aqui no blog eu vou amar.

Beijos.

Madame Verazani

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